Paulo de Frontin na linha de frente da proteção animal

Nossa cidade aprovou a Lei Municipal nº 1498, que institui o ‘CastraMóvel’, um importante ferramenta no controle populacional de cães e gatos. Possibilitando assim, que possamos ter mais cuidado e atenção à vida animal.

Está instituído no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, e serviço permanente de controle populacional, prevenção a maus tratos e educação em saúde para com a vida animal. A Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde(UMEES), popular ‘CastraMóvel’, é o veículo adaptado para castração que atuará de forma itinerante, bairro a bairro de nossa cidade, tendo prioridade para áreas críticas e de vulnerabilidade social elevada.

A ação de castração seguirá todos os procedimentos estabelecidos pelo Conselho de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, sendo realizado pela equipe técnica municipal, com a meta inicial de 20(vinte) animais sendo atendidos por semana.

Junto a esta ação, a prefeitura irá realizar ações educativas, para conscientização de nossa população sobre a importância do cuidado com os animais, sobre guarda responsável, alimentação adequada, higiene, vacina e tantos outros cuidados que só irão melhorar a nossa relação com esses tão amados bichos.

Quem tem prioridade no atendimento?

Famílias participantes de programas sociais do governo (CADÚnico por exemplo)
Tutores de mais de 5(cinco) animais
Associações Públicas sem fins lucrativos
Protetores de animais, independentes
Adotantes de Animais
Animais errantes(mediante lar temporário para períodos pré e pós operatório)

*Para uso do benefício/prioridade, o responsável pelo animal deve comprovar seu cadastro em programa social no ato da inscrição, juntamente com o comprovante de residência.