Projeto Integra RJ Guandu.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está participando do Projeto Integra RJ Guandu. Um projeto que visa a conservação e proteção da Mata Atlântica de nossa cidade e municípios vizinhos e da bacia do Rio Guandu.

Nossa cidade preserva a 5ª maior cobertura de Mata Atlântica do Estado, abrangendo 46% do território municipal.

A aplicação da Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/2006) dispõe sobre a proteção e utilização da vegetação nativa no Bioma e tem por objetivo principal garantir o desenvolvimento sustentável nas regiões onde há predominância dessa vegetação. Para transformar as propostas em ações factuais, a lei estabelece instrumento participativo importante, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
O Projeto Integra Guandu contempla a elaboração de 12 Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, dos municípios de Barra do Piraí, Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Seropédica, Vassouras e a nossa cidade de Engenheiro Paulo de Frontin. Esses PMMA, juntamente com os Planos já existentes dos municípios de Nova Iguaçu, Miguel Pereira e Rio de Janeiro, subsidiarão a elaboração do Plano Diretor Florestal da Região Hidrográfica II Guandu.
A Associação Pró-Gestão das Águas do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) financia o projeto, que está sendo executado por um consórcio formado pela STCP em parceria com Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais. A execução vem sendo realizada de forma participativa com todos os municípios e entidades envolvidas, com base em três importantes contextos que se relacionam:
1. A Mata Atlântica entre os hotspots globais mais ameaçados;
2. A mudança climática (MC) e os impactos associados; e
3. A necessidade de desenvolvimento econômico. O Projeto, previsto para acontecer até 2023, teve início em setembro de 2021.

A Região Hidrográfica II Guandu está situada a oeste da bacia da Baía de Guanabara/RJ integrando a Região Hidrográfica Atlântico Sudeste, e ocupa uma área de aproximadamente 3.700 km².