Projeto “Mulheres de Fibra” faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Praça Roger Malhardes.

A manhã deste sábado (12) foi pra lá de especial na Praça Roger Malhardes e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Engenheiro Paulo de Frontin, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

O Projeto “Mulheres de Fibra” homenageou as mulheres de nossa cidade pelo Dia Internacional da Mulher com diversas atividades como gincanas, distruibuição de brindes, sorteios e no final um certificado de mulher forte, empoderada e livre.

Este projeto foi desenvolvido por um grupo de mulheres trabalhando para dar identidade ao artesanato de nosso município e do Estado do Rio de Janeiro com a fibra de bananeira e seu reaproveitamento em 100%.

Através de oficinas e workshops mostram suas técnicas, manuseios, desmembramento, tratamento e secagem das fibras das cinco camadas do tronco da bananeira destinadas ao artesanato e arte de modo geral. Na gastronomia, exploram desde o seu palmito ao fruto em variados pratos.

O projeto tem como idealizadora e coordenadora Patrícia Adelaide – artesã desde a infância, artista plástica e sabe técnicas com fibras naturais, papel machê e quilling em parceria com Fernanda Bersot – responsável pela gastronomia sustentável e biojoias, Andressa Bottino – responsável pelo marketing e comunicação visual, Fernanda Cavalcante – artes com laços e Claudia Evangelista – artes em macramê.

Para quem tiver interesse em aprender e participar das oficinas, entre em contato pelo telefone (21) 993642703.