Iniciativa oferece condições diferenciadas para acesso a APIs oficiais de governo, treinamentos e serviços relacionados à LGPD e identidade digital
Startups de todo o país já podem se cadastrar no programa de benefícios criado pelo Serpro , que oferece condições diferenciadas para quem tem um negócio nascente. A empresa de TI do governo federal acava de lançar o ambiente de cadastro para o programa Serpro Booster , que, entre outros incentivos, disponibiliza vantagens para acesso a APIs oficiais de governo, serviços de validação de identidade e treinamento para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Neste primeiro momento, são oferecidos sistemas voltados, principalmente, para a gestão e validação cadastral e biométrica, de forma gratuita, com acesso a 3 mil consultas em 30 dias.
Esses sistemas facilitam e agilizam a análise para abertura de contas, concessão de crédito, verificação de prova de vida, autenticação de transações e até autorização de pagamentos, apenas, com uma selfie. São soluções que permitem, inclusive, abertura de contas de forma 100% virtual.
“Nosso objetivo principal é ajudar o maior número de startups brasileiras e, para isso, vamos fazer parcerias com diversos ecossistemas de inovação. Oferecemos tecnologias que simplificam, em muito, todo o processo de validação cadastral e gestão da identidade dos clientes de uma startup. Além disso, damos treinamento em LGPD, o que facilita a conformidade das empresas à nova legislação”, explica Carlos Alexandria, um dos gerentes responsáveis pelas parcerias de mercado no Serpro.
Programa de benefícios
Com o Serpro Booster, startups terão benefícios exclusivos, como acesso a ambientes de demonstração, utilização de créditos para consumo de APIs e cupons de desconto para treinamentos, certificados digitais, além de contratações com valores e parcelamento diferenciados.
A previsão é que sejam disponibilizados, gradualmente, os sistemas para consulta de CPF e CNPJ os conteúdos relacionados à LGPD. A startup pode solicitar o benefício por meio de entidades parceiras ou diretamente no site Serpro Ventures.
Requisitos
Podem participar do programa startups do país que sejam brasileiras, estejam em “early stage” e com CNPJ constituído, além de estarem vinculadas a uma entidade parceira do ecossistema. O “early stage” é o estágio inicial de uma startup, que está captando seus primeiros recursos ou lançando produtos e serviços na versão beta.
Também são considerados nesse momento as fases de testes e prototipagem, iniciativas de crowdfunding ou, ainda, o ingresso em uma incubadora ou aceleradora de empresas.
Parceria
Mais que oferecer um programa de benefícios, a intenção do Serpro é promover a troca de experiências e a participação ativa da realidade das startups, entidades representativas e todo o ecossistema. O diálogo com os empreendedores para dúvidas, sugestões ou propostas também pode ser feito pelo e-mail ventures@serpro.gov.br .