Comemora-se o Dia do Empreendedor todo dia 05 de outubro. A data é na verdade uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841/1999.
Empreender, na maioria dos casos, é sim um verdadeiro desafio e nada mais justo do que ter um dia especial, o dia do empreendedor, não só para comemorar, mas principalmente para lembrar e reconhecer o importante papel desempenhado por estas empresas na economia. O próprio significado da palavra “empreender – decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar” já adianta o difícil caminho a ser traçado por donos de empresa.
A Missão de empreender não é nada fácil e antes de pensar nos frutos do próprio empreendimento ele precisa mensurar muito bem os desafios que virão: concorrência, divulgação, precificação, estudo de mercado, fornecedores, equipamentos, funcionários e tantos outros. Em termos práticos, nossa economia é quase que sustentada por esses microempresários, por empreendedores que, corajosamente, decidiram enfrentar o desafio e seguir adiante, independentemente dos motivos que o levaram a empreender. Muitos deles têm pequena representatividade econômica na área em que atuam, mas juntos, possuem uma importância econômica que não pode de forma alguma ser desconsiderada. Como diz o velho ditado: um oceano é feito de pequenas gotinhas, que formam a imensidão do mar. Assim sendo, nada mais justificável do que termos uma data específica para lembrarmos destes verdadeiros guerreiros da economia, que enfrentam estes desafios e que, apesar das “pedras” que podem surgir pelo caminho, continuam na luta.
Empreender é uma arte desafiadora e de suma importância para o desenvolvimento.