No momento você está vendo Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro Foi realizado em Frontin

Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro Foi realizado em Frontin

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2021, através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Renda, Ciência e Tecnologia, representando a Prefeitura Engenheiro Paulo de Frontin e a Secretaria de Estado de Turismo(SETUR), foi realizado o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.

A ação teve como objetivo reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco em ações voltadas para a geração de emprego e renda. Ela visou também mapear e identificar os artífices de todo Estado, através de um censo.

“O programa foi extremamente positivo, pois houve uma boa troca de informações e experiências entre os agentes do estado e as próprias artesãs da nossa cidade. Nós vimos as técnicas das outras artesãs e isso tudo também ajuda a criar a identidade cultural do município.”

disse Luciana – Artesã e Agente de Desenvolvimento em Engenheiro Paulo de Frontin

O artesanato local é um produto de grande importância dentro do setor turístico, além de poderoso gerador de recursos e desenvolvimento regional. Transferido para a Secretaria de Estado de Turismo em julho de 2016, o Programa de Artesanato Estadual tem investido na organização do segmento.

No evento, cada artesão demonstrou suas Técnicas de Artesanato e após avaliação, foram devidamente cadastrados e receberam sua “Carteira do Artesão”.

Com os cadastramentos realizados, é possível enxergar as características de cada localidade e assim desenvolver o segmento.