No momento você está vendo Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo(SETUR), vai chegar à nossa cidade, e as inscrições começam nesta segunda, dia 8 de novembro. É importante frisar que o número de vagas é limitado, e por isso, faça logo a sua inscrição.

O artesanato local é um produto de grande importância dentro do setor turístico, além de poderoso gerador de recursos e desenvolvimento regional. Transferido para a Secretaria de Estado de Turismo em julho de 2016, o Programa de Artesanato Estadual tem investido na organização do segmento.

A ação tem como objetivo reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco em ações voltadas para a geração de emprego e renda. Ainda, visa mapear e identificar os artífices de todo Estado, através de um censo.

Com os cadastramentos é possível enxergar as características de cada localidade e assim desenvolver o segmento.
Para se inscrever, e solicitar a emissão da sua “Carteira do Artesão”, os mesmo deverão levar cópias das seguintes documentos:

• Carteira de Identidade; e/ou (Documento de identificação com foto);
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Comprovante de residência ou declaração conforme Lei n° 7.115, de 29 de agosto de 1983;
  • Aplicando a opção SIM é obrigatoriamente a Cópia do documento de inscrição no PIS/PASEP;
  • Aplicando a opção SIM é obrigatoriamente a Cópia do documento da última contribuição do INSS;
  • 1 (uma) foto 3×4 colorida e atual ou 1 foto de frente/do Rosto que poderá ser feita pelo celular;

Para a avaliação técnica: o artesão poderá levar até três TÉCNICAS (cada técnica com seu produto finalizado, e um produto inacabado, para que seja feita uma demonstração de habilidade técnica.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Renda, Ciência & Tecnologia – SEMTRACITE, que fica na Rua Manoel da Silva Neves, 46 – Centro. E as avaliações serão realizadas no dias 11 de novembro, das 14h às 17h e 12 de novembro, das 10h às 14h.