Nos dias 11 e 12 de novembro de 2021, através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Renda, Ciência e Tecnologia, representando a Prefeitura Engenheiro Paulo de Frontin e a Secretaria de Estado de Turismo(SETUR), foi realizado o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.
A ação teve como objetivo reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco em ações voltadas para a geração de emprego e renda. Ela visou também mapear e identificar os artífices de todo Estado, através de um censo.
“O programa foi extremamente positivo, pois houve uma boa troca de informações e experiências entre os agentes do estado e as próprias artesãs da nossa cidade. Nós vimos as técnicas das outras artesãs e isso tudo também ajuda a criar a identidade cultural do município.”
disse Luciana – Artesã e Agente de Desenvolvimento em Engenheiro Paulo de Frontin
O artesanato local é um produto de grande importância dentro do setor turístico, além de poderoso gerador de recursos e desenvolvimento regional. Transferido para a Secretaria de Estado de Turismo em julho de 2016, o Programa de Artesanato Estadual tem investido na organização do segmento.
No evento, cada artesão demonstrou suas Técnicas de Artesanato e após avaliação, foram devidamente cadastrados e receberam sua “Carteira do Artesão”.
Com os cadastramentos realizados, é possível enxergar as características de cada localidade e assim desenvolver o segmento.